RECURSOS

As sessões serão concretizadas com recursos artísticos variados, mas sobretudo com obras literárias e álbuns selecionados, adequados aos projetos de sala e/ou projetos institucionais:

  • Álbuns puros/ livros sem palavras;
  • Livros ilustrados (álbuns narrativos, poesia, teatro, banda desenhada, livros de cariz técnico-científico e livros-documentário, livros-alfabeto e livros com números e formas, livros pop-up/3-D, livros de arte, etc.);
  • Jogos e rimas infantis: lengalengas, destrava-línguas, etc.;
  • Narrativas da tradição oral e contos tradicionais portugueses, lusófonos e do mundo;
  • Histórias bilingues;
  • Poesia de autores consagrados, de várias épocas e estilos (autores portugueses e lusófonos, literatura clássica, haicai, etc., incluindo nomes canónicos como Luís de Camões, Afonso Lopes Vieira, Fernando Pessoa, e poetas contemporâneos, como Gastão Cruz, Adília Lopes, Gonçalo M. Tavares, entre muitos outros).
  • Histórias inclusivas (braille, língua gestual,…);
  • Livros digitais (e-books);
  • Outros materiais impressos, incluindo produções das crianças.

Outros recursos:

  • Música, canções, jogos musicais, dramáticos e expressivos;
  • Gestuário;
  • Instrumentos musicais e objetos sonoros e manipuláveis;
  • Fotografias e reproduções de obras artísticas;
  • Brinquedos, marionetas, materiais reciclados;
  • Ecrãs táteis para reprodução de sons, imagens, animação e e-books;
  • Cartões, quadros, painéis, textos e letras móveis de vários materiais;
  • Antologias Sonora-Musical, Visual e Literária dos Mediadores PROL;

Todos os recursos utilizados têm a garantia de excelência a nível da segurança, qualidade, variedade, atualidade e estética. Os livros e outros materiais são selecionados de acordo com critérios ajustados quer às especificidades das propostas, quer às caraterísticas, necessidades e desenvolvimento individual de cada criança e do grupo. Por isso, o PROL está preparado para contextos educativos inclusivos.

O PROL contempla obras do PNL e muitas outras, premiadas, raras e originais, proporcionando um contato abrangente e eclético com obras–chave da história da literatura de potencial receção infantil, mas não exclusivamente. Ou seja, grandes autores e grandes obras literárias podem ser precocemente oferecidas às crianças em formatos adequados e recorrendo a estratégias específicas, contribuindo para o desenvolvimento global individualizado da criança, a nível pessoal e social; permitindo o contato com diferentes géneros artísticos, linguagens estéticas e estilos comunicativos; assegurando a criação de um repertório linguístico e cultural precoce, não restrito às imposições do mercado ou a modas, essencial para a compreensão do mundo e, como provam estudos recentes, essencial também para os sucessos académico e profissional futuro.

As sessões são únicas e irrepetíveis, pensadas e preparadas para se adequarem ao dia a dia do grupo e interesses das crianças, complementando o trabalho dos educadores.