PROL – PROGRAMA de LITERACIA EMERGENTE

É uma oferta educativa curricular, consistente e fiável ao nível da linguagem, literacia precoce e educação literária, destinada a crianças integradas em creches e jardins de infância, do ensino público e privado. É um programa pioneiro, assente em diretivas nacionais e internacionais, pedagogicamente excecional, sustentado em investigação, apoiado por especialistas e pediatras, e com chancela PNL.

a) Realiza sessões semanais para grupos de crianças dos 6 meses aos 6 anos, com mediadores de leitura, profissionais, experientes e contadores excecionais;

b) Promove atividades e experiências de comunicação otimizada e interações linguísticas e multissensoriais em sessões regulares, estruturadas e articuladas com as necessidades do grupo, os projetos de instituição e de sala, focalizadas nas várias dimensões da linguagem, adequadas a cada fase do desenvolvimento linguístico da criança, ao nível das dimensões e consciências fonológica, morfológica e sintática, lexical e semântica, e pragmática;

c) Assegura um relacionamento regular, precoce, positivo, afetivo e sólido com a linguagem literária, com o livro e com a leitura, recorrendo a obras de grande valor estético-literário, tanto novidades editoriais como obras raras, premiadas e significativas, visando a interiorização de hábitos de leitura e de escrita;

d) Alia, com naturalidade, criatividade e artisticidade, o puro prazer do jogo a todas as áreas de formação da criança e usa recursos originais, variados e inesperados, interligando linguagem, língua e literatura com a música, com as artes visuais, com a expressão dramática e com o movimento;

e) Envolve, em sessões de educação literária de grande qualidade, não só as crianças, educadores, e toda a equipa educativa, em contexto pré-escolar, como as famílias e comunidades, oferecendo um conhecimento profundo e partilhas focalizadas no universo literário de potencial receção infantil, como ainda permite, graças a um processo de avaliação criterioso, aferir resultados e efeitos visíveis a médio e longo prazo.

PNL