FUNCIONAMENTO

O PROL destina-se a crianças integradas em creches e jardins de infância, englobando crianças com NEE, em contexto inclusivo. O programa reúne grupos etários homogéneos (6-12 meses, 1-2 anos, 2-3 anos, 3-4 anos, 4-5 anos e 5-6 anos), e grupos heterogéneos (dos 3 aos 6 anos).

As sessões são semanais, de duração média de 30 a 45 minutos (equivalendo a 36 sessões anuais, durante 10 meses). Realizam-se como complemento curricular, e decorrem no espaço físico da instituição, geralmente ao nível do chão, em sala que reúna as condições de acolhimento necessárias à qualidade do trabalho a executar e ao bem-estar das crianças.

As sessões desenvolvem-se por turma/grupo/sala, conforme orgânica escolar, de acordo com o calendário letivo. Ao longo do ano letivo trabalhar-se-ão os seguintes temas-chave: Eu e o Corpo; Eu e Os Outros; Eu no Mundo; Eu Faço; Eu Imagino; Eu Partilho; Eu Já Sei.

Os Educadores e Auxiliares/Assistentes de Ação Educativa são presença indispensável, colaborativa e participativa modelar durante as sessões. De salientar ainda o seu papel fundamental enquanto elos comunicativos valiosos com a instituição e as famílias, divulgando a importância do programa e os seus efeitos, e ainda motivando e incentivando os pais a implementar práticas diárias de literacia familiar, respondendo às necessidades das crianças dentro e fora do contexto escolar.

AVALIAÇÃO

A avaliação será constituída por três momentos: avaliação inicial, de diagnóstico; avaliação trimestral e reflexão; avaliação final. Os instrumentos serão adaptados, de acordo com os grupos e necessidades percecionadas, a partir de protocolos e baterias testadas para a língua portuguesa.

Estrutura-Modelo de Sessão (disponível para consulta)
Programa do Grupo Etário 2-3 anos (disponível para consulta)