EQUIPA

Reconhecendo-se a especificidade e exigência das interações e do trabalho a desenvolver com as crianças nesta faixa etária, bem como a importância de uma educação de qualidade em educação pré-escolar, todos os profissionais envolvidos no PROL possuem sólidas bases de formação, experiência e paixão. Incentivam, surpreendem, inspiram, cativam, pelo exemplo, pelas práticas e estratégias fundamentadas e consistentes, pela criatividade, saberes e competências teóricas e técnicas.

Como afirma o especialista António Prole “os índices de iliteracia de um país só se alteram de forma significativa com políticas sustentadas de leitura pública. Políticas essas, que já não se compadecem com voluntarismos e amadorismos mas antes exigem um leque variado de competências e a participação ativa e em rede, embora com responsabilidades diferenciadas, de um leque de atores muito variados.(…)”

A nossa equipa não é constituída por voluntários ou simples interessados ou profissionais de outras áreas. É altamente qualificada, a abordagem é holística e o nosso programa inclusivo, que enfatiza o desenvolvimento linguístico, psicomotor e social, e as competências de literacia emergentes, com base nas fases de desenvolvimento natural das crianças, em articulação com as principais áreas de conteúdo da educação pré-escolar, exige uma preparação profunda e dinâmicas de trabalho especializadas, multidisciplinares, interativas e colaborativas. Este programa envolve bebés e crianças na primeira infância, educadores e toda a comunidade educativa em articulação e sintonia.

O livro é um objeto mágico e uma ponte emocional, facilitando e promovendo interações significativas, duradouras e compensadoras, e constitui a base das sessões, mas o mediador adequa as técnicas de leitura e de intervenção multiartística validadas, bem como o tipo de livros e objetos, a cada fase do desenvolvimento, caraterísticas e interesses da criança. Não só a criança se familiariza com os livros e seus variados suportes e potencialidades, mas também com textos e leituras diversificadas e cuidadas, com vozes diferentes e bem treinadas, manipulações, gestos, contextos, referências, intertextualidades, jogos, experiências e interações afetuosas, ricas e complexas, de uma forma única.